01/07/2024 às 21h58min - Atualizada em 01/07/2024 às 21h58min

Investe no Tesouro Direto? Não estranhe se faltar dinheiro na conta hoje

B3 cobra nesta segunda-feira (1) a taxa de custódia do Tesouro Direto, valor que é debitado diretamente do saldo do investidor

Júlia Sóppa

Júlia Sóppa

Estudante de Relações Públicas na UFPR, apaixonada por comunicação, economia e inovação. Em busca de conexões que transformam o mundo.

Getty Images
 

Se você é investidor no Tesouro Direto, pode perceber um saldo menor na sua conta hoje. A B3, responsável pela custódia dos investimentos, está cobrando nesta segunda-feira (1) a taxa de custódia do Tesouro Direto, debitada diretamente do saldo do investidor.

A Bolsa de Valores de São Paulo (B3), encarregada da custódia dos títulos, cobra nesta segunda-feira (1) a segunda parcela anual da taxa de custódia do Tesouro Direto, destinada a custear a guarda dos títulos públicos e a disponibilização de informações e movimentações de saldos aos investidores.

Saiba como obter rendimentos até 200% superiores à poupança tradicional sem abrir mão da simplicidade e segurança

A taxa, de 0,1%, também é cobrada no primeiro dia útil de janeiro, totalizando 0,2% ao ano. Portanto, não se surpreenda se o valor dos seus investimentos em títulos públicos diminuir a partir de amanhã. A taxa também é aplicada no encerramento da posição ou no resgate antecipado dos títulos, ou ainda no resgate do principal e pagamento de juros.

A cobrança é proporcional ao tempo de investimento. Ou seja, se um investidor manteve o título por um ano, paga a taxa integral. Se vendeu antes, a taxa será proporcional ao período de investimento.

Nem todos os investidores sentirão a cobrança. Aportes de até R$ 10 mil no Tesouro Selic são isentos da taxa de custódia. Valores acima desse limite estão sujeitos à cobrança.

Os investidores no Tesouro Direto precisam garantir que o valor da taxa de custódia esteja disponível em sua conta. Diferentemente do Imposto de Renda, que é deduzido no momento do resgate, a taxa de custódia da B3 é debitada diretamente da conta.

Se não houver saldo suficiente, a corretora pode aplicar uma multa até que o valor seja pago. Algumas instituições chegam a vender os ativos dos clientes para cobrir essa despesa.

Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://investweb.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp