03/12/2023 às 23h45min - Atualizada em 03/12/2023 às 23h45min

Novas regras para compras internacionais de até 50 dólares

Júlia Sóppa
GettyImages

O Programa Remessa Conforme é um sistema de tratamento aduaneiro rápido e econômico voltado para empresas de e-commerce. De maneira voluntária, essas empresas podem aderir ou optar por não participar. Por meio desse programa, as empresas de comércio virtual são obrigadas a cobrar os impostos no momento da compra, diferente do procedimento anterior, que ocorria apenas na chegada do produto ao Brasil. Seu objetivo é simplificar a arrecadação de impostos sobre produtos importados no país.

A adesão ao Remessa Conforme garante às empresas um "cartão verde", agilizando a liberação das mercadorias pelos órgãos alfandegários. Por outro lado, as empresas que não aderem ao programa recebem um "cartão vermelho", sujeitando suas importações a uma verificação mais rigorosa.

Até 1º de agosto de 2023, as compras internacionais online estavam isentas de tributação até o valor de 50 dólares. Entretanto, uma mudança anunciada pelo Ministério da Fazenda estabeleceu uma taxa de 17% de ICMS para compras realizadas por empresas de consumidor final. Com essa alteração, a alíquota final para os consumidores passa a ser de 34%. As compras feitas entre pessoas físicas continuam isentas de tributação.

A medida entrou em vigor logo após a decisão do Confaz em 10 de agosto de 2023. Essa revogação da isenção visa aumentar a arrecadação tributária do Brasil em até R$ 150 bilhões, buscando taxar compras de empresas para consumidores feitas em e-commerces como Shein, Shopee e Aliexpress.

Se a aquisição for feita de pessoa jurídica para pessoa física, ou seja, diretamente de empresas para consumidores, é possível ser taxado mesmo em compras inferiores a 50 dólares. No entanto, compras de até 50 dólares realizadas entre pessoas físicas não estarão sujeitas à tributação alfandegária.

Essas mudanças nas regras fiscais, divulgadas em 10 de agosto de 2023 pelo Ministério da Fazenda, visam aumentar as receitas do governo diante da baixa arrecadação tributária.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://investweb.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp