A comunicação está no centro das interações cotidianas. É assim que construímos e mantemos relacionamentos, mas também compartilhamos ideias e opiniões, aprendemos sobre o mundo e nos desenvolvemos. No entanto, expressar pensamentos e ideias com clareza, de uma forma que o interlocutor ou outras pessoas possam compreender, não é uma tarefa fácil.
Relacionamentos interpessoais positivos ajudam a criar um ambiente positivo dentro da empresa, aumentando, assim, a produtividade. No trabalho, o relacionamento deve envolver uma comunicação confiante, que é uma excelente ferramenta para desenvolver relacionamentos.
Já a comunicação assertiva refere-se à capacidade do profissional de expressar suas ideias e informações, seja por meio de palavras ou gestos, de forma firme, segura e respeitosa, sem dúvidas, ruídos, conflitos, desentendimentos e agressões, e aí que entra a comunicação não-violenta.
Por isso, aqui estão algumas perguntas que nos fazemos sem nos atentarmos, mas ao ficar consciente, isso ajudará na forma que a mensagem deve ser passada.
Ao se questionar, há uma compreensão maior da forma que a mensagem deve ser transmitida e como.
Aqui estão algumas dicas para melhorar a comunicação no seu dia a dia e nas suas relações interpessoais:
Ouça Atentamente
Uma boa comunicação começa com uma audição atenta. Esteja presente no momento e ouça o que a outra pessoa está dizendo, em vez de pensar no que você vai dizer em seguida.
Seja Claro e Conciso
Evite mensagens confusas ou palavras excessivamente complicadas. Comunique suas ideias de maneira clara e direta, mantendo suas mensagens simples e objetivas.
Faça Perguntas
Perguntas demonstram interesse e ajudam a esclarecer mal-entendidos. Quando em dúvida, não hesite em perguntar para obter mais informações.
Cuide da Linguagem Corporal
Lembre-se de que a linguagem corporal também é uma forma de comunicação.
Evite Julgamentos Precipitados
Não tire conclusões apressadas sobre o que alguém está dizendo. Às vezes, as palavras não refletem completamente os pensamentos e sentimentos de alguém.
Pratique a Empatia
Tente se colocar no lugar do outro e entender as emoções e perspectivas das pessoas com quem você está se comunicando.
Atenção à Comunicação Não-Verbal
Gestos, expressões faciais e tom de voz podem transmitir mensagens influentes. Familiarize-se com esses indícios e assegure-se de que eles estejam coerentes com suas expressões verbais.
Evite Interrupções
Deixe a pessoa terminar de falar antes de responder. Interrupções podem prejudicar a comunicação e fazer com que alguém se sinta desvalorizado.
Aprenda a Dizer "Não" de Maneira Diplomática
Às vezes, você precisará recusar solicitações ou oferecer feedback construtivo. Saiba como fazê-lo com empatia e respeito.
Pratique a Comunicação Escrita
Não subestime o poder da comunicação por escrito. Escreva e-mails e mensagens de texto de forma clara, revisando e editando quando necessário.
Lembre-se de que a comunicação é uma habilidade que pode ser aprimorada com o tempo e a prática. Quanto mais você se esforçar para melhorar sua comunicação no dia a dia, mais eficaz será em transmitir suas ideias e construir relacionamentos saudáveis. Portanto, pratique essas dicas e observe como elas podem fazer diferença em sua vida pessoal e profissional.